APL/IG

Nos últimos 50 anos, São Carlos foi capaz de atrair o investimento mais raro e precioso: pessoas talentosas, motivadas e empreendedoras. O principal fator dessa atração é a qualidade de classe mundial da USP, da UFSCar e das Embrapas (Instrumentação e Agropecuária).

Em janeiro de 1985, com a inauguração da primeira incubadora de empresas da América Latina, o ParqTec iniciou seu programa de fixação desses talentos como dirigentes de startups. Nesses 37 anos, apoiou a criação de mais de 200 empresas inovadoras e competitivas.

O reconhecimento desse trabalho foi consagrado pelo Governo do Estado que com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação (SMMACTI), em parceria com o Sebrae e o ParqTec reconheceu a cidade como Arranjo Produtivo Local (APL) de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), fortalecendo a imagem do município e sua relevância nas áreas de Tecnologia.

Um Arranjo Produtivo Local (APL) caracteriza-se por:

  • ser um conjunto de agentes de natureza diversa, que participam nas tarefas principais de uma aglomeração produtiva;

  • incluir empresas produtoras de um produto ou serviço de um setor específico e fornecedoras, centros de pesquisa, agentes do governo, instituições do terceiro setor, universidades e demais entidades privadas ou públicas;

  • ter uma governança e evidenciar relações de cooperação, trocas e aprendizado constantes em um determinado território;

  • ocorrer em um recorte do espaço geográfico constituído pelo agrupamento de agentes de interesses que consolidam uma identidade coletiva;

  • demonstrar a capacidade de promover o desenvolvimento local, estabelecendo parcerias e compromissos para manter e especializar os investimentos de cada um dos agentes no arranjo e seu entorno.